DOCE E GELÉIA DE CASCA DE MELANCIA
















DOCE DE CASCA DE MELANCIA

ingredientes:

Cascas de 1/2 melancia; 1/2 kg de açúcar; Cravo à gosto; Canela em pau à gosto.

modo de fazer:

Remova a parte verde da casca, passe a polpa branca pelo ralador grosso e reserve. Misture o açúcar com 1/2 copo de água, junte cravo, canela e faça uma calda deixando ferver por 10 minutos .

GELÉIA DE CASCA DE MELANCIA

ingredientes:

Casca de Melancia batida no processador, descartando a parte verde e utilizando apenas a parte branca
Açúcar
Canela em Pau


modo de fazer:

A proporção dos ingredientes é simples: 1 xícara de açúcar para cada duas xícaras de fruta, se você gosta de geléia muito doce ou se a fruta é cítrica. Ou uma xícara de açúcar para três xícaras de fruta se você é como eu: doce sim, pero no mucho.

Coloque a casca batida e o açúcar numa panela de diâmetro grande, porque facilita a evaporação da água e a geléia encorpa mais rapidamente. Leve à fervura, baixe o fogo e vá mexendo para não grudar. Quando o volume da panela reduzir quase dois dedos, comece a fazer o teste do ponto: pingue a geléia da colher. Se a gota escorrer muito rápido de volta para a panela, é porque ainda está mole. Se escorrer devagar, formando a gota lentamente, pode saber que já é hora de tirar do fogo.
Geralmente a geléia sempre engrossa mais um pouquinho de nada durante o seu refriamento.

Ferva um pote de vidro com tampa de metal por no mínimo 20 minutos, coloque a geléia dentro dele e finque a canela em pau no centro do pote, afundando para poder tampar o pote.

A vantagem da melancia é que você pode encontrá-la todo o ano na feira. E a vantagem desta geléia é que você come a fruta inteira e aproveita a casca, que normalmente vai para o lixo.